A federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Sul do Pará (FECAT) promoveu um seminário no último sábado sobre “Apoio e geração de renda: Juventude e Cooperativismo no Sul do Pará”. O objetivo foi apresentar o projeto socioambiental desenvolvido pela FECAT. Até o momento cem (100) jovens, filhos de agricultores assentados, com idades entre 18 e 29 anos foram selecionados para participar da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), consorciado com espécies frutíferas (açaí, acerola, cupuaçu, graviola, entre outras) e essências florestais como castanheira, cajá e andiroba. Os jovens vão aprender a desenvolver a agricultura familiar, inclusão social, geração de renda e preservação ambiental no meio rural.
O projeto tem duração de dois anos e conta com apoio financeiro da Petrobrás através do Programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania. Os investimentos estão em torno de R$ 1 milhão e 200 mil.
Na ocasião a vereadora Toinha falou aos presentes:
O projeto é grandioso e tem tudo para dar certo, não há maneira mais rica de aprender se não essa, trabalhando com temas concretos, ligados à realidade dos envolvidos. É claro que o projeto depende principalmente da força de vontade dos jovens agricultores e pelo que vejo aqui, desejo de aprender e reverter esse conhecimento para suas comunidades é o que não falta. Parabéns à Petrobras pelo financiamento, uma empresa séria tem que agir assim, apoiando ações que beneficiem a população, a gente espera o mesmo da VALE.
![]() |
Toinha e o dep. estadual Milton Zimmer (PT/PA) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário