quarta-feira, 29 de junho de 2011

Possível "privatização" da água em Marabá e denúncias contra diretores movimentaram a sessão da Câmara

A sessão da Câmara Municipal de Marabá de ontem (terça, 28) girou em torno de dois assuntos: A possível "privatização" do serviço de fornecimento de água na cidade e a denúncia de abuso por parte de alguns diretores de escolas da rede municipal de ensino.

A casa de leis municipal teve acesso a informações que apontam para a intenção do prefeito Maurino Magalhães em tirar da COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará), que é pública, a concessão do serviço de fornecimento de água na cidade, uma empresa privada do estado do Tocantins seria então a escolhida para fazer esse trabalho. Os vereadores que falaram sobre o assunto, mesmo os da base do governo se mostraram contrários ao projeto, a alegação é que a empresa que já atua em um município vizinho ao nosso não tem estrutura técnica e financeira para atender uma cidade do porte Marabá.

O outro assunto que dominou a sessão foram as denúncias apresentadas pela vereadora Toinha que tratam de abusos cometidos por pelo menos dois (duas) diretores (as) de escolas da rede municipal de ensino:
Frequentemente chegam denúncias no nosso gabinete quanto a abusos cometidos por dois (duas) diretores (as), a escola é tratada como se fosse extensão de suas casas, nem ensaiar quadrilha na quadra foi permitido em uma das escolas denunciadas porque simplesmente o (a) diretor (a) não quis que acontecesse, os alunos e a comunidade não tem acesso a um bem que é público, sem contar denúncias até de agressão verbal e de assédio moral. Não é isso que se espera de um (uma) Gestor (a). (Vereadora Toinha)
A vereadora mais uma vez criticou a forma adotada em Marabá para nomear diretores:
Cargo de diretor não deve mais ser visto como sendo de  confiança onde o prefeito aponta quem ele quer, levando em conta qualquer razão menos a competência técnica e bom relacionamento na comunidade. Diretor não deve se aposentar no cargo como se ele fosse vitalício, o rodizio é indispensável e a eleição o caminho mais correto para que a própria comunidade escolha aquele que deve gerir a escola. (Vereadora Toinha)
Toinha ainda apresentou dois requerimentos solicitando a construção de quadras sendo uma poliesportiva na escola Julieta Gomes Leitão (São Félix km 2) e uma de areia na folha 18.

Um comentário:

  1. Olá vereadora gostaria de um esclarecimento de sua parte. Será que Maurino Magalhães assinará a renovação de contrato com a Cosanpa e muitas aguas ainda vão rolar por ai. Todos nós sabemos o quanto vai ser prejudicial para a população mais carente uma possivel privatização. Gostaria de ter seus esclarecimentos. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

Homenagem Mário