quarta-feira, 29 de junho de 2011

Possível "privatização" da água em Marabá e denúncias contra diretores movimentaram a sessão da Câmara

A sessão da Câmara Municipal de Marabá de ontem (terça, 28) girou em torno de dois assuntos: A possível "privatização" do serviço de fornecimento de água na cidade e a denúncia de abuso por parte de alguns diretores de escolas da rede municipal de ensino.

A casa de leis municipal teve acesso a informações que apontam para a intenção do prefeito Maurino Magalhães em tirar da COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará), que é pública, a concessão do serviço de fornecimento de água na cidade, uma empresa privada do estado do Tocantins seria então a escolhida para fazer esse trabalho. Os vereadores que falaram sobre o assunto, mesmo os da base do governo se mostraram contrários ao projeto, a alegação é que a empresa que já atua em um município vizinho ao nosso não tem estrutura técnica e financeira para atender uma cidade do porte Marabá.

O outro assunto que dominou a sessão foram as denúncias apresentadas pela vereadora Toinha que tratam de abusos cometidos por pelo menos dois (duas) diretores (as) de escolas da rede municipal de ensino:
Frequentemente chegam denúncias no nosso gabinete quanto a abusos cometidos por dois (duas) diretores (as), a escola é tratada como se fosse extensão de suas casas, nem ensaiar quadrilha na quadra foi permitido em uma das escolas denunciadas porque simplesmente o (a) diretor (a) não quis que acontecesse, os alunos e a comunidade não tem acesso a um bem que é público, sem contar denúncias até de agressão verbal e de assédio moral. Não é isso que se espera de um (uma) Gestor (a). (Vereadora Toinha)
A vereadora mais uma vez criticou a forma adotada em Marabá para nomear diretores:
Cargo de diretor não deve mais ser visto como sendo de  confiança onde o prefeito aponta quem ele quer, levando em conta qualquer razão menos a competência técnica e bom relacionamento na comunidade. Diretor não deve se aposentar no cargo como se ele fosse vitalício, o rodizio é indispensável e a eleição o caminho mais correto para que a própria comunidade escolha aquele que deve gerir a escola. (Vereadora Toinha)
Toinha ainda apresentou dois requerimentos solicitando a construção de quadras sendo uma poliesportiva na escola Julieta Gomes Leitão (São Félix km 2) e uma de areia na folha 18.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

I ENCONTRO DA JUVENTUDE PT CARAJÁS

O gabinete da vereadora Toinha promoveu no último dia 18 (Sábado) o I ENCONTRO DA JUVENTUDE PT CARAJÁS, o evento aconteceu na sede campestre do SINTEPP e contou com a participação de mais de cem jovens.

No encontro foram discutidos temas como a participação dos jovens na política regional, implantação do Estado de Carajás e os investimentos da ALPA/VALE em Marabá.

A vereadora Toinha esteve no evento e destacou em sua fala a importância do jovem na política:
Eu acredito que o jovem tem uma grande importância nas ações políticas, e nós, que ocupamos cargos temos que oferecer condições para que esses jovens se interessem pelas discussões e participem de maneira mais ativa, as contribuições que surgem são extremamente valiosas, além disso esses jovens representam a continuidade, o futuro, que inclusive não tem que ser a longo prazo, tem jovens aptos a desenvolver ações politicas já nesse momento. (Vereadora Toinha)
Toinha aproveitou o momento para apresentar o abaixo assinado encabeçado pelo seu gabinete que pretende incluir a construção e manutenção de um hospital em Marabá como forma de compensação pelos impactos sociais que a ALPA/VALE vai causar com a implantação da sua siderúrgica nesta cidade:
Um novo hospital é uma necessidade, os que temos em Marabá já não são suficientes para atender a demanda atual, imaginem quando a população do município triplicar que é o esperado com a implantação da siderúrgica (ALPA), como compensação, a VALE vai fazer investimentos na cidade, essas compensações normalmente não contam com a participação popular mostrando suas necessidades, a população precisa de mais um hospital e esse abaixo assinado é para mostrar isso em números, é uma forma também da sociedade acompanhar a aplicação dos recursos para garantir a transparência no processo.
(Vereadora Toinha)
A equipe de trabalho da vereadora Toinha já está percorrendo a cidade em busca de assinaturas no abaixo assinado, os pontos de coleta são: escolas, universidades, associações, sindicatos, residências, etc.

Quem quiser colaborar pode procurar o gabinete da vereadora na câmara municipal, ou nos pontos já citados.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Presidente da ALPA vai à câmara de Marabá e tranquiliza população

José Carlos Gomes, presidente da ALPA/VALE em Marabá, esteve na câmara para tranquilizar a população quanto a continuidade da implantação da Siderúrgica em Marabá. Segundo José Carlos os trabalhos continuam seguindo o cronograma inicial.

Uma vez na sessão, os vereadores aproveitaram para questionar quanto as responsabilidade da VALE para com o município, as já tão conhecidas "condicionantes" para que o projeto seja instalado, entre elas, investimentos em educação, infraestrutura e saúde.

A vereadora Toinha, em seu discruso, tocou em um ponto chave:
Além de cumprir com as condicionantes, mais do que os investimentos, é preciso que haja transparência, a sociedade precisa saber como acontecem esses repasses e quais os valores que são repassados para serem investidos para a população em forma de serviços e políticas públicas, quando não há transparência acontece como em Paraupebas que o prefeito foi acusado de ter desaparecido com dinheiro que teria sido repassado para a prefeitura. (Vereadora Toinha)
Veja a matéria que a RBA exibiu sobre o assunto com as entrevistas do Presidente da ALPA e das vereadoras Vanda e Toinha do PT:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Toinha participa de Seminário sobre Projeto de Inclusão Socioambiental para Jovens Agricultores de Marabá e Região

A federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Sul do Pará (FECAT) promoveu um seminário no último sábado sobre “Apoio e geração de renda: Juventude e Cooperativismo no Sul do Pará”.  O objetivo foi apresentar o projeto socioambiental desenvolvido pela FECAT. Até o momento cem (100) jovens, filhos de agricultores assentados, com idades entre 18 e 29 anos foram selecionados para participar da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), consorciado com espécies frutíferas (açaí, acerola, cupuaçu, graviola, entre outras) e essências florestais como castanheira, cajá e andiroba. Os jovens vão aprender a desenvolver a agricultura familiar, inclusão social, geração de renda e preservação ambiental no meio rural.
O projeto tem duração de dois anos e conta com apoio financeiro da Petrobrás através do Programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania. Os investimentos estão em torno de R$ 1 milhão e 200 mil.
Na ocasião a vereadora Toinha falou aos presentes:

O projeto é grandioso e tem tudo para dar certo, não há maneira mais rica de aprender se não essa, trabalhando com temas concretos, ligados à realidade dos envolvidos. É claro que o projeto depende principalmente da força de vontade dos jovens agricultores e pelo que vejo aqui, desejo de aprender e reverter esse conhecimento para suas comunidades é o que não falta.  Parabéns à Petrobras pelo financiamento, uma empresa séria tem que agir assim, apoiando ações que beneficiem a população, a gente espera o mesmo da VALE.  

Toinha e o dep. estadual Milton Zimmer (PT/PA)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Vereadora Toinha realiza café da manhã nos bairros

Se o povo não vai à câmara, a câmara vai ao povo, pelo menos é o que está fazendo o gabinete da vereadora Toinha.

Já há algum tempo a Vereadora Toinha está realizando reuniões nos bairros, a forma encontrada para tornar a ação menos formal foi transformar essa reunião em um café da manhã que acontece aos domingos. Nos locais onde a vereadora já esteve a aceitação foi total, até porque é um momento em que a vereadora faz uma espécie de prestação de contas do mandato e ouve as necessidades daquela localidade.

O último café com a população aconteceu domingo passado (5) no Bairro Araguaia (ocupação da Fanta), na oportunidade a comunidade comemorou a implantação de uma escola de Educação Infantil, a escola era um desejo antigo daquela comunidade que foi repassado para a vereadora Toinha, um mês depois a escola foi implantada.
A rapidez na implantação da escola não se deu unicamente por conta do meu empenho, mas, principalmente pela força da comunidade que soube se organizar e lutar por aquilo que precisam, eu fui apenas “a ponte” entre a comunidade e o poder público, esse é o papel do vereador. (Vereadora Toinha)
Os próximos encontros já estão sendo agendados pelo gabinete da vereadora, um dos critérios é atuar onde as políticas públicas chegam com dificuldades, ou, não chegam de maneira nenhuma.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Merenda escolar de Marabá volta a ser preparada pela prefeitura

Durante seção na antiga câmara de vereadores, localizada na Velha Marabá, quando na oportunidade o prefeito Maurino Magalhães apresentava o projeto de terceirização da merenda escolar, a vereadora Toinha do PT se posicionou e votou contra a terceirização por entender que se tratava de uma política que influenciava de forma direta no processo aprendizado escolar das crianças.
Não se pode terceirizar uma política desse porte, as empresas estão interessadas em obter lucros.  A tarefa de se preocupar com o aprendizado e desenvolvimento das crianças é obrigação do poder público.(Vereadora Toinha)
Na ocasião o prefeito Maurino Magalhães fez uso da palavra dizendo o seguinte:
Não abrirei mão do projeto de terceirização da merenda escolar. É mais fácil eu renunciar meu mandato do que abrir mão deste projeto. (Maurino)
Em debate mais recente já na nova Casa Legislativa localizada no Núcleo Cidade Nova, Acrópoles do Incra, o Prefeito voltou a afirmar que se tratava de um excelente projeto, se referindo a terceirização da merenda escolar. A vereadora Toinha usou novamente a tribuna reafirmando que se tratava de uma ação errônea por parte da prefeitura, portanto não funcionaria. 
Segundo estudos realizados pelo MEC através de institutos de pesquisas e pela grande mídia nacional, 80% dos municípios que terceirizaram a merenda escolar representam a pior merenda escolar do país, portanto está comprovado que é um processo que irá prejudicar o rendimento escolar das crianças, quando na verdade seria para contribuir. (Vereadora Toinha)

É importante dizer que esta semana o prefeito reincidiu o contrato parcial (a Educação Infantil ainda continua terceirizada) com a empresa que fornecia a merenda escolar, contudo foi um processo que gerou altos gastos aos cofres públicos do município e prejudicando as vidas de milhares de crianças.

Só falta mesmo o prefeito cumprir o que promete, nesse caso, renunciar ao cargo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vereadora Toinha cobra transparência da ALPA/VALE

Atendendo a um pedido da Câmara de Marabá técnicos da ALPA/VALE compareceram à Sessão desta quarta-feira (01) para esclarecer quanto aos rumores de que a  Siderúrgica que está sendo implantada nesta cidade mude de região.   

José Carlos, presidente da ALPA/VALE,  desmentiu qualquer boato e exibiu o cronograma de trabalho da siderúrgica,  que recomeçaram a todo vapor, segundo ele tudo está dentro do programado, José Carlos falou também sobre a contrapartida para a cidade e citou algumas como investimentos na saúde e educação.

A vereadora Toinha em sua fala cobrou transparência no tocante aos investimentos repassados para a prefeitura de Marabá...
É preciso que se crie um mecanismo para que a sociedade saiba os valores que são repassados para a prefeitura, não dá apenas para dizer que uma escola será reformada, um hospital será reformado, é imprescindível que os valores repassados sejam do conhecimento da população, dessa forma teremos como acompanhar se o recurso está sendo aplicado corretamente, a falta de transparência está gerando polêmica em Parauapebas, isso pode ser evitado aqui.  (Vereadora Toinha)

Homenagem Mário