quarta-feira, 25 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel choca o país ao revelar a situação da educação

Recentemente a professora Amanda Gurgel do Rio Grande Norte chocou o Brasil, ou pelo menos parte dele, ao falar sobre a situação da educação naquele estado. O discurso aconteceu em uma audiência pública realizada no dia 10 de maio desse ano na câmara dos deputados.

A professora começou falando sobre números, segundo ela mesma, números com três dígitos, nove, três e zero (930), o seu salário base, a educadora perguntou aos presentes se eles conseguiram sobreviver dignamente com esse valor, ela mesma respondeu que não, e justificou que só o auxílio vestuário dos deputados era superior a esse piso salarial. Amanda foi mais contundente, afirmou que a educação no país nunca foi prioridade de fato, a professora disse ainda que os governantes esperam que os professores salvem o país empunhando apenas um bastão de giz, o que para ela é inviável.
VEJA O VÍDEO
O discurso da professora deveria realmente chocar a todos, pois se trata de uma dura realidade que assola o país inteiro e está ficando cada vez mais evidente, a péssima qualidade na educação é comprovada no IDEB (Índice que avalia a qualidade do ensino), na mão de obra desqualificada, etc. 

Enquanto agente político, hoje na função de vereadora, tenho me empenhado na luta por políticas públicas eficientes e emergenciais para garantir a valorização do magistério, uma realidade que conheço bem de perto já que sou Pedagoga com anos de atuação nas redes Municipal e Estadual, de fato professora, é inconcebível para os educadores viverem com um piso salarial de R$ 930,00. Defendo um piso nacional que realmente possibilite uma igualdade de vencimentos com outros profissionais com o mesmo tempo de graduação, quisera eu que fosse até maior, uma vez que todas as outras profissões derivam do professor, não consigo aceitar que as salas de aulas públicas tenham apenas velhos ventiladores ao invés de serem climatizadas, o aluno que é o dono do recurso fica num amontoado de estudantes numa temperatura escaldante enquanto que em todos os outros ambiente onde fica apenas uma pessoa a sala é climatizada.

Para encerrar o post e não a discussão, conclamo a população para sentir diante desse descaso com a educação a mesma emoção que se sente quando a Seleção Brasileira perde uma Copa do Mundo, o comparativo é porque neste país parece que a maioria (da população) dá mais importância a uma partida de futebol do que com a qualidade de ensino que realmente pode transformar um país.
Vereadora Toinha.

Um comentário:

  1. Nossa!!!!!!!! Essa professora lavou a alma!!!!!! Dos profesores BRASILEIROS( Os que realmente amam a profissão)

    ResponderExcluir

Homenagem Mário