terça-feira, 31 de maio de 2011

Vereadora fala sobre violência, merenda escolar e apresenta anteprojeto de lei

Na sessão da Câmara desta Terça-Feira (31) a Vereadora Toinha do PT começou seu discurso lamentando o crescimento da violência no campo e acima de tudo lamentando a morte do casal de ambientalista José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinado a tiros na terça-feira (24) em Nova Ipixuna, no Pará.

Lamentavelmente a violência no campo que estava de certa forma estabilizada volta a crescer, pistoleiros existem em todos os lugares, mas os mandantes, esses se encorajam quando percebem que o Estado é ausente ou negligente. Um crime parecido aconteceu em Rondônia, lá, já tem suspeito preso, aqui no Pará, nem suspeitos a polícia tem.  (Vereadora Toinha)


A vereadora falou também sobre a “refeição escolar” de Marabá, Toinha leu em um jornal local o seguinte trecho:

Vendido pelo governo municipal como um projeto revolucionário, para mudar a vida dos alunos da rede pública e até melhorar a qualidade nutricional diária deles, a “refeição escolar” chega ao fim em Marabá de forma melancólica. Nesta quarta-feira (1º) o município reassume a merenda escolar para 48.500 dos 60 mil alunos da rede, nos moldes do que era praticado antes da terceirização. Alvo de críticas desde a sua implantação, em maio de 2009, o modelo de refeição escolar afunda antes do final do governo Maurino Magalhães. (Jornal Correio do Tocantins)

E concluiu esse tema dizendo:
Quando eu e alguns colegas votamos contra o projeto do Srº Maurino que terceirizava a merenda escolar era porque estava evidente que o projeto era ruim para a população, nesse período em que o projeto vigorou, eu reclamei, cobrei melhoria, fiscalizei, fiz o meu trabalho enquanto vereadora, agora, ficou claro para a população que eu e os poucos vereadores que se opuseram à terceirização estamos com a razão, pena que não foi possível evitar o prejuízo para os cofres públicos e o desprazer dos alunos com uma comida tão ruim. (Vereadora Toinha)

Para finalizar Toinha apresentou um ANTEPROJETO DE LEI que pretende levar fisioterapia até as casas dos pacientes, em Marabá várias pessoas de baixa renda, vitimas de acidentes precisam fazer fisioterapia e não têm como chegar nos postos e hospitais por falta de dinheiro:

Freqüentemente eu sou abordada para ajudar um ou outro paciente de fisioterapia que não tem como pagar um táxi até o hospital, acabo levando em carro particular, assim minha ajuda é limitada e individual, por isso estou apresentando esse projeto de lei que visa levar o atendimento na casa do paciente. Uma vez aprovado o anteprojeto a ajuda vai chegar a todos aqueles que precisam desse serviço, é assim que o vereador deve trabalhar, para todos. (Vereadora Toinha) 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel choca o país ao revelar a situação da educação

Recentemente a professora Amanda Gurgel do Rio Grande Norte chocou o Brasil, ou pelo menos parte dele, ao falar sobre a situação da educação naquele estado. O discurso aconteceu em uma audiência pública realizada no dia 10 de maio desse ano na câmara dos deputados.

A professora começou falando sobre números, segundo ela mesma, números com três dígitos, nove, três e zero (930), o seu salário base, a educadora perguntou aos presentes se eles conseguiram sobreviver dignamente com esse valor, ela mesma respondeu que não, e justificou que só o auxílio vestuário dos deputados era superior a esse piso salarial. Amanda foi mais contundente, afirmou que a educação no país nunca foi prioridade de fato, a professora disse ainda que os governantes esperam que os professores salvem o país empunhando apenas um bastão de giz, o que para ela é inviável.
VEJA O VÍDEO
O discurso da professora deveria realmente chocar a todos, pois se trata de uma dura realidade que assola o país inteiro e está ficando cada vez mais evidente, a péssima qualidade na educação é comprovada no IDEB (Índice que avalia a qualidade do ensino), na mão de obra desqualificada, etc. 

Enquanto agente político, hoje na função de vereadora, tenho me empenhado na luta por políticas públicas eficientes e emergenciais para garantir a valorização do magistério, uma realidade que conheço bem de perto já que sou Pedagoga com anos de atuação nas redes Municipal e Estadual, de fato professora, é inconcebível para os educadores viverem com um piso salarial de R$ 930,00. Defendo um piso nacional que realmente possibilite uma igualdade de vencimentos com outros profissionais com o mesmo tempo de graduação, quisera eu que fosse até maior, uma vez que todas as outras profissões derivam do professor, não consigo aceitar que as salas de aulas públicas tenham apenas velhos ventiladores ao invés de serem climatizadas, o aluno que é o dono do recurso fica num amontoado de estudantes numa temperatura escaldante enquanto que em todos os outros ambiente onde fica apenas uma pessoa a sala é climatizada.

Para encerrar o post e não a discussão, conclamo a população para sentir diante desse descaso com a educação a mesma emoção que se sente quando a Seleção Brasileira perde uma Copa do Mundo, o comparativo é porque neste país parece que a maioria (da população) dá mais importância a uma partida de futebol do que com a qualidade de ensino que realmente pode transformar um país.
Vereadora Toinha.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ambientalistas são mortos em tocaia no município de Nova Ipixuna

É com muito pezar que registramos mais mortes no campo e como de costume nesses casos, com requinte de crueldade e covardia. As vítimas dessa vez foram José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo  mortos em uma “tocaia” em uma estrada na Zona Rural de Nova Ipixuna (PA), na manhã desta terça-feira (24).

Esse tipo de crime tinha dado uma trégua nesta região mas infelizmente está de volta, o ideal é que não estivéssemos chorando essas mortes, já que elas aconteceram espera-se que o governo seja responsável e puna os executores e mandantes, as vítimas tinham registrado ocorrência policial em Marabá, o casal vinha sofrendo ameças de morte vindas de madeireiros e fazendeiros.

Veja o que o site da Globo publicou:
Claudelice Silva dos Santos, irmã do ambientalista, afirmou ao G1 que o casal possuía inimigos. As vítimas teriam registrado queixas, na delegacia de Marabá, pelas ameaças constantes que sofriam.
“Nós somos ambientalistas e envolvidos com o movimento social. Muitos fazendeiros e madeireiros tinham interesse em que meu irmão e a mulher não atrapalhassem mais. Eles faziam denúncias de desmatamento, grilagem de terras e sempre foram ameaçados, mas nunca imaginamos que essas ameaças seriam consolidadas”, afirma.
A nós cabe agora pedir justiça, até para que crimes como esses não ocorram mais em solo brasileiro.


Leia a matéria da Globo com detalhes do crime AQUI...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ônibus escolar da Prefeitura de Marabá é apreendido pela PRF

Um ônibus escolar da prefeitura de Marabá foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal no último dia 9 quando trafegava sem placas, para piorar, o condutor não era habilitado. O veiculo transportava 49 crianças que estudam no Ensino Fundamental, o episódio ganhou repercussão na cidade.
O que levou a PRF a abordar mesmo o ônibus, além da falta das placas, foi uma ultrapassagem perigosa promovida pelo mesmo e que por pouco não acabou em grave acidente. Um Corsa Sedan que viajava no sentido contrário se viu obrigado a sair da estrada, trafegando pelo acostamento, para evitar a colisão.
Ao pararem o ônibus no posto fixo os policiais descobriram que o mesmo era conduzido por Geremias Barros da Silva (25 anos), o qual assumiu não ser habilitado. O motorista contratado pela prefeitura é Valdemir Almeida da Silva, que também estava no veículo, mas não ao volante. No interior, 49 alunos, com idades entre 12 e 16 anos. LER MAIS NO CT ONLINE
 A vereadora Toinha já denunciou o gasto exorbitante com o transporte escolar , cerca de meio milhão de Reais por mês, agora mais essa.

Vereadora denuncia gasto com aluguel de transporte escolar

A gestão municipal de Marabá tem andado na contramão no sentido da otimização dos recursos públicos, um exemplo disso é o caso do transporte escolar, enquanto a maioria dos municípios brasileiros aderiu ao programa do governo federal “Caminho da Escola” que disponibiliza veículos escolares a baixo custo, a Prefeitura de Marabá gasta cerca de 500 mil Reais por mês com aluguel de veículos, um absurdo segundo a vereadora Toinha:

A informação que me passaram é que o município gasta cerca de 500 mil Reais por mês com transporte escolar, o que considero uma quantia exorbitante e ainda tem lugares onde o transporte das crianças é feito em caminhonetes abertas, o que é proibido pelo Ministério da Educação. (Vereadora Toinha)

Marabá tem mais de 160 escolas na zona rural e grande parte dos estudantes é carente de transporte fornecido pela prefeitura para chegar à escola.
Mesmo com tanto dinheiro, nenhum conforto

Um pneu "vai" junto aos alunos

Os bancos colocam em risco a integridade física dos alunos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Merenda Escolar de Marabá vai para o lixo

Na última semana o assunto "Merenda Escolar" foi destaque nacional em uma série de matérias exibidas pela Rede Globo apontando irregularidades no armazenamento, preparo e distribuição desse alimento destinados aos alunos de escolas públicas, Marabá não apareceu nessas matérias mas bem que poderia pois mais de uma tonelada de alimento foi pro lixo porque estava com a data de validade vencida.

A vereadora Toinha se pronunciou indignada com o desperdício:
É uma pena que o município (Marabá) leve um prejuízo desse porque a gente percebe a dificuldade que a população está passando em todos os aspectos, nas escolas principalmente, e vemos a merenda sendo estragada, isto é uma irresponsabilidade política que nós vamos apurar e encontrar mecanismos para que a administração municipal seja punida e um fato como esse nunca mais ocorra. (Vereadora Toinha)
Os números do desperdício:
(...) a Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi obrigada a descartar, na tarde de ontem (13), 766 quilos de feijão, 700 quilos de achocolatado em pó, 56 garrafas de suco e 27 de óleo, que passaram do prazo de validade. Um caminhão encostou à porta do depósito onde os produtos permaneciam guardados e carregou quase uma tonelada e meia de alimentos para o aterro sanitário.  (...) www.ctonline.com.br 
Veja a matéria exibida pela TV FOX (Record Marabá) onde a vereadora fala sobre o assunto:

domingo, 8 de maio de 2011

Nosso Espaço de Diálogo

Olá Internautas,

A comunicação é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje, por isso, criei esse espaço para que você fique sabendo do nosso trabalho. Por aqui será possível falar diretamente com a população, prestar conta do nosso mandato, interagir de um jeito que não seria possível por nenhum outro veículo de comunicação.

O blog será atualizado frequentemente, além disso, depois de cada Sessão da Câmara farei uma postagem com um resumo do que mais interessa à população, você poderá manifestar sua opinião sobre os temas, sugerir assuntos para discussão, fazer suas críticas construtivas, juntos vamos democratizar também a comunicação.

O espaço não é meu, é nosso. Visite e sinta-se à vontade.

Vereadora Toinha.  

Homenagem Mário