|
O lixo contribuiu para o alagamento. |
|
Pertences dos moradores totalmente destruídos |
Na manhã de quarta-feira, ontem, dia de finados, fui acordada por um pedido de socorro pelos atingidos pelo temporal da noite anterior que se estendeu durante boa parte do dia seguinte. O susto foi grande, chegamos a pensar que essa seria a maior enchente da Historia de Marabá, pois o inverno ainda nem começou direito e já estávamos debaixo D`água. Foi apenas a segunda ou terceira chuva desse período e a situação já era triste e vergonhosa. Às cinco e meia da manhã, ainda dormia, quando fui acordada pelo barulho do aparelho celular que já mostrava na tela a 5ª ligação não atendida, quando retornei a primeira ligação, fui surpreendida pela voz de uma senhora desesperada que me dizia: "Vereadora, ainda bem que a senhora retornou, a água entrou em minha casa, acabou com tudo". Imediatamente me direcionei para o local, Folha 20 - Nova Marabá.
|
As pessoas tentavam sem sucesso salvar pelo menos
parte de seus patrimônios |
Ao chegar, me deparei com um cenário desolador, pessoas chorando, gritando, tirando seus pertences de dentro das casas, crianças desesperadas em uma tentativa inútil de controlar a entrada da água em suas casas, a enxurrada das chuvas haviam adentrado as residências e destruído muitos pertences dos moradores que residem próximo à famosa grota criminosa.
Como a chuva foi forte, em grande quantidade, encheu muito rápido os bueiros e canais que cheios de lixos entupiram as saídas ocasionando assim um verdadeiro alagamento. Imediatamente fiz contato telefônico com alguns órgãos públicos na tentativa de tentar ajudar aquele povo que se encontrava em situação calamitosa.
Passado a aperreio como diz minha mãe, assumimos o compromisso de fazer gestão junto ao Poder Executivo Municipal no sentido de encontramos saída para aquela situação e aplicarmos politicas e ações preventivas e corretivas para este triste capítulo da novela da vida real de Marabá não volte a se repetir.
Ao atingidos, nossa solidariedade e disposição de lutar por dias melhores.
|
Vereadora Tentava ajudar as pessoas saírem de suas casas
para um local seguro... |
|
...Esta senhora tentava salvar alguma coisa... |
|
Um cenário desolador. |
Vamos Juntos Construir uma Nova Cidade!
Vereadora Toinha do PT
A falta de agentes de conservação(GARIS),e a incompetência de secretários,impossibilitou que a prefeitura fizesse a limpeza das galerias,e assim diminuir o sofrimento da população que moram nessas áreas.
ResponderExcluirQuero aproveitar o momento e informar a nobre e atuante vereadora,que existem muuuuuuuitas pessoas contratadas como agente de conservação(GARI),que por terem seus padrinhos políticos mais fortes,estão trabalhando como agente de portaria,serviços gerais,fiscais de postura,assistentes administrativos em hospital,escolas etc...!E é por isso que não tem pessoas suficiente pra fazer a limpeza das galerias,boeiros e valas.A prefeitura tem muito GARI contratado,mais devido o DESVIO DE FUNÇÃO o serviço fica prejudicado.
Desvio de função é o mesmo que READAPTAÇÃO,como diz o nosso RJU Lei n°17.331 Art.22,e só se aplica em funcionários concursados e mesmo assim temporariamente,portanto querida vereadora,seria bom que a câmara fizesse algo pra acabar com essa irregularideda,até porque o concurso foi realizado e não justifica que essas pessoas ocupem irregularmente as vagas de quem deveria ser convocado e tomarem posse de seus cargos,vamos fazer valer a lei...!