A implantação da ALPA em Marabá foi uma decisão política do Ex-presidente Lula e da Ex-governadora Ana Júlia, se esta decisão dependesse apenas da mineradora Vale o projeto teria saído de Marabá como aconteceu com o Salobo.
A instalação do projeto requer outras soluções como a construção da Hidrovia, o Porto, o desvio da BR 230, etc. Porém a Vale alega que toda esta infra-estrutura deve ser garantida pelo governo. Ora, a Petrobrás quando instala um grande projeto cria toda infra-estrutura necessária, a mineradora Vale, não. O que a Vale faz é uma espécie de chantagem com os governos, exigindo isenção de impostos e todo tipo de benefício.
O mais vergonhoso, neste processo, é que vários políticos ficam do lado da Vale como se esta empresa já não lucrasse tanto com a exploração do minério nesta região. Na reunião com o Ministro do Transporte Paulo Sergio Passos, isso ficou evidente a proteção que o senador Flexa Ribeiro faz em relação a Vale. Enquanto o Governo Federal tenta enquadrar a Vale na formação de uma parceria para construir a hidrovia, a sociedade é induzida a acreditar que o Governo Federal está se retirando do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário